A app portuguesa que cuida das plantas por nós (com VÍDEO)



Gonçalo Cabrita adora hortas urbanas e sempre teve uma na varanda. “Sempre quis ter coisas frescas para cozinhar, mas comecei a ter falta de espaço, sempre fui um pouco preguiçoso para cuidar das plantas”, confessou ao Economia Verde.

Preguiçoso para cuidar das plantas mas não para conceber um sistema que mecanicamente o faz, ou não tivesse Gonçalo formação em robótica. Depois de desenvolver o conceito, Gonçalo percebeu que ele tinha tudo para ser comercializado e foi aí que nasceu a Coolfarm.

Esta aplicação permite cuidar de plantas à distância pelo tablet ou smartphone. “Temos uma valência muito grande da robótica e estamos a usar isso para criar um sistema revolucionário e inteligente, que está depois ligado à nossa cloud, onde armazenamos todos os dados necessários ao crescimento saudável da planta”, continuou Gonçalo Cabrita.

É na cloud que estão todas as informações que permitem à Coolfarm tratar das plantas da melhor maneira. A aplicação utiliza a técnica da hidroponia, que permite o cultivo de plantas sem solo – as raízes recebem os nutrientes através da água.

Segundo Gonçalo, o projecto é perfeito para as grandes estufas, e os primeiros contactos estão já a ser feitos. “Temos também bastantes agricultores interessados em testar o nosso produto. Eles serão os nossos primeiros clientes, irão ajudar a testar o produto e torná-lo robusto para depois nos podermos internacionalizar e crescer lá fora.

As grandes culturas hidropónicas encontram-se na Holanda, um mercado onde a Coolfarm pretende estar presente. “Queremos criar um sistema de alimentação sustentável. Os nossos solos estão a ficar gastos, devido à industrialização da agricultura, e a hidroponia resolve esse problema, uma vez que é altamente sustentável, consome menos água e recursos”, concluiu Gonçalo Cabrita, que fundou o projecto em Coimbra com três outros sócios.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...