“A Bordo com o Capitão” leva a sustentabilidade dos oceanos a escolas de todo o país



Convidar os mais novos a tornarem-se verdadeiros marinheiros da sustentabilidade e a embarcar numa jornada épica rumo à pesca responsável. É este o cerne da iniciativa “A Bordo com o Capitão”, em parceria com a ANP|WWF, que vai entregar, a mais de trezentas escolas portuguesas, um divertido jogo que ajuda as crianças a ficarem a conhecer as principais espécies dos nossos mares, rios e estuários, o que as ameaça e ainda a perceber o que podem fazer no seu dia-a-dia para as proteger, divulgou em comunicado.

Segundo a mesma fonte, através de jogabilidade estratégica, trabalho em equipa e resolução de desafios, “A Bordo com o Capitão” é um projeto “inovador que visa sensibilizar e educar crianças de todo o país para a importância da pesca sustentável, da conservação das espécies marinhas e de água doce e para a diferença que as suas escolhas alimentares podem fazer”. Com este jogo de cartas interativo, a Iglo e a ANP|WWF trazem assim o tema da sustentabilidade nos ecossistemas aquáticos para a sala de aula de uma forma dinâmica e divertida.

O projeto vai ainda percorrer as escolas da região da Grande Lisboa, ao longo do ano letivo, num roadshow educativo com ações que aliam a temática da sustentabilidade dos mares, rios e estuários ao programa escolar. “Uma aventura épica, com a presença do Capitão Iglo, para angariar marinheiros da sustentabilidade!”, sublinha a nota.

No total, acrescenta a mesma fonte, a iniciativa vai impactar 537 turmas e mais de 11 mil alunos. “Com desafios únicos que incentivam as crianças a usarem a sua criatividade, pensamento estratégico e conhecimento sobre a pesca sustentável e conservação das espécies para resolvê-los, ‘A Bordo com o Capitão’ é indicado para os alunos do 1.º ciclo”.

A ANP|WWF apoia desde o primeiro momento esta iniciativa, tendo participado na curadoria e revisão dos conteúdos. “A educação ambiental e a literacia dos oceanos representam pilares fundamentais para a construção de um planeta onde as pessoas vivam em harmonia com a natureza. A iniciativa da Iglo demonstra o potencial alavancador das empresas para a promoção da cidadania afetiva e aumento da literacia ambiental, integrando a natureza na ‘sala de aula’ e permitindo o desenvolvimento de novas competências através da experimentação e dinamização de ferramentas pedagógicas inovadoras”, disse Cátia Nunes, Coordenadora do Programa de Educação da ANP|WWF.

“A pesca excessiva é um dos problemas que os oceanos enfrentam e que a nós, Iglo, mais nos preocupa. Ao longo dos anos, a busca por vezes desregrada por recursos marinhos tem vindo a pôr em risco a sobrevivência dos mesmos, pelo que é urgente e essencial apostar e valorizar práticas de pesca sustentável certificada que garantam a boa renovação e continuidade das espécies” refere Inês Teixeira, Diretora de Marketing da Iglo, acrescentando que “o trabalho com as escolas e com as gerações mais jovens, que estão muito mais despertas para estes temas, é fundamental e é um dos eixos de atuação da nossa estratégia de sustentabilidade, através da qual a Iglo quer contribuir para uma melhor educação sobre a problemática da conservação das espécies marítimas e as ações que todos podemos tomar.”

“A Bordo com o Capitão” inclui ainda outras atividades pedagógicas que estão disponíveis para crianças, pais e educadores em iglo.pt/a-bordo-com-o-capitao

Um jogo que alerta para a sustentabilidade dos oceanos

Criado e desenvolvido pela KICO – Kids Communication Agency, agência criativa focada na comunicação para crianças do 0 aos 14, que alia o pensamento criativo à pedagogia, cada carta do jogo “A Bordo com o Capitão” representa um animal ou um conceito relacionado com o ecossistema aquático, com informação sobre a espécie e um desafio que as crianças devem resolver num curto espaço de tempo.

A sustentabilidade é o eixo central do jogo, por isso, a quantidade de cartas de cada espécie no jogo reflete também a existência destas espécies marinhas na natureza e a escolha do baralho implica que as crianças tenham de optar entre espécies mais ou menos ameaçadas, com base no seu estado de conservação.

Em 2022, a Iglo lançou o livro “Os peixes que fugiram da história”, que procurou sensibilizar as crianças para esta problemática, pondo a claro as consequências da pesca excessiva. “Mas se,há um ano, os peixes fugiram da história, em 2023 e 2024 vamos aprender como podemos trazê-los de volta, dando continuidade ao nosso investimento na sensibilização dos mais novos para a temática da sustentabilidade dos oceanos e da pesca sustentável”, afirma a Diretora de Marketing da Iglo.

Membro fundador do MSC (Marine Stewardship Council), bem como praticante e promotora da pesca sustentável, a Iglo tem como objetivo ajudar as pessoas a fazer escolhas de alimentação nutritivas e sustentáveis. “A Bordo com o Capitão” é mais uma iniciativa rumo a essa consciencialização.





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