A equipa de tratadores que salva e cuida de jacarés (com FOTOS)



No estado da Florida, Estados Unidos, os grandes jacarés não são apenas animais selvagens mas considerados também como uma praga, o que significa que podem ser legalmente abatidos.

Contudo, existe uma organização norte-americana que se dedica a salvar estes animais que, com os avanços da civilização, vêem os seus habitats perdidos para os subúrbios e não têm outra opção senão conviver no meio dos humanos. A organização, a Everglades Outpost, da cidade de Homestead recolhe estes animais que invadem as propriedades dos cidadãos e cuida deles. Em média, a Everglades Outpost recolhe 200 jacarés por ano.

Mas há uma parte macabra em todo este processo: quando os animais estão sob a responsabilidade da organização, antes de serem transportados para reservas e santuários, os funcionários da Everglades Outpost organizam espectáculos quase diários onde fingem lutar com os animais e os alimentam em frente a uma multidão que paga para ver o espectáculo. É com o dinheiro angariado nas entradas que a associação consegue comprar comida para os animais.

A Everglades Outpost convidou John Chapa, um fotógrafo profissional norte-americano, para retratar os animais e mostrar que os jacarés não são perigosos. Estes animais apenas atacam se estiverem com fome ou estiverem agitados. Actualmente, nos Estados Unidos são registadas por ano cerca de 7.000 queixas por jacarés que invadiram propriedades ou foram avistados em espaços públicos.

A forma como a Everglades trata os jacarés, considerando-os elementos de entretenimento, pode causar incredulidade a alguns – ainda que o dinheiro reverta para os alimentar. E o leitor, que opinião tem sobre estas práticas?

[nggallery id=649 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...