A fábrica de material militar abandonada na Ucrânia (com FOTOS)
A instabilidade política, social e económica da Ucrânia é hoje, provavelmente, o assunto mais relevante da agenda mundial. À medida que as novas notícias vão surgindo, o mundo fica a conhecer, um pouco melhor, este ex-Estado soviético, e a sua luta desesperada para se emancipar – ainda – do seu gigante e influente vizinho.
Com a tensão a alastrar na Crimeia, foi em Kharkiv, a 30 quilómetros da fronteira com a Rússia, que o fotógrafo Pavel Itkin, de apenas 18 anos, encontrou um verdadeiro cemitério de tanques militares – mais de 400.
Este armazém militar, até agora secreto, estava “estranhamente abandonado” na semana passada, quando Pavel conseguiu lá entrar. O jovem ucraniano procurava por este local há meses, depois de ter recebido uma dica de um amigo, mas só agora conseguiu encontrá-lo.
Os veículos aqui presentes estão avariados e a fábrica, em tempos pujante, está oficiosamente fechada. O armazém tem tanques dos anos 60 e 70. “Procurei este sítio durante meses. Recebi um dica de um amigo e percebi que era um excelente local para tirar fotos. A área deveria estar guardada, mas não estava lá ninguém quando eu cheguei. Tive sorte”, explicou o jovem.
Durante a sua época áurea, entre os anos 60 e 70, a fábrica de Kharkiv reparou mais de 60 tanques e 55 motores por mês. Apesar da produção ter decaído bastante depois da queda da antiga União Soviética, em 1991, a fábrica nunca fechou oficialmente.
Qual será o impacto deste cemitério militar no ambiente da região? Veja algumas das fotos.
[nggallery id=279 template=greensavers]