A ferramenta online que poupa tempo e dinheiro ao sector do ambiente (com VÍDEO)



Joana Custódio e João Silva trabalham na Câmara Municipal de Rio Maior e monitorizam a qualidade da água do concelho. Para simplificarem o registo dos valores utilizam a Earth Indicators, uma nova ferramenta – e plataforma web – que vem colmatar a falta de tecnologia no sector ambiental.

“O objectivo é reduzir o tempo entre o levantamento de dados e a sua análise. Pretendemos que os nossos clientes consigam tomar decisões mais informadas e atempadas”, explicou ao Economia Verde Nuno Boavida, da Earth Indicators.

A ferramenta pode ser utilizada em qualquer sector que precise de monitorização ambiental – sendo uma plataforma online, ela pode transmitir dados em tempo real para qualquer parte do mundo, facilitando a tomada de decisões com base nos indicadores introduzidos.

“Há semanas de trabalho que podem ser esmagadas”, explicou João Santos, também da Earth Indicators. “O tempo de resposta a situações de emergência [também será menor]”.

Um dos sectores que já utiliza a Earth Indicators é o das salinas. “A partir do momento em que fazemos a recolha da água teríamos de a analisar, e só vários dias depois é que os dados chegavam até nós. A produção é agora mais eficiente”, explica Luís Lopes, produtor de sal em Rio Maior.

“Estamos a acrescentar inovação ao processo da evaporação. Esta é uma tecnologia importantíssima para percebermos as alterações [na produção]”, continuou o responsável.

Nuno Boavista, João Santos e Nuno Freire têm um passado ligado à engenharia informática, ambiental e civil e o Earth Indicators é o seu passaporte para pôr de lado a ideia de rumar ao estrangeiro, à procura do incerto, e fixar-se definitivamente em Portugal. E é também por isso que o episódio 298 do Economia Verde é – também – tão importante.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...