A Hora do Planeta vai chegar ao espaço
O evento ambiental A Hora do Planeta, que amanhã vai apagar milhares de locais em todo o mundo, vai chegar este ano pela primeira vez ao espaço, através da participação da Estação Espacial Internacional.
Assim, o apagamento de vários monumentos mundiais, como a Torre Eiffel ou a Ópera de Sydney, vão ser acompanhados e comentados pelo astronauta holandês André Kuipers, que irá tirar e partilhar as respectivas fotografias.
Segundo a WWF, organizadora do evento, irão participar 5.411 cidades e vilas, de 147 países. É um número recorde: em 2011 participaram 5.251 localidades, de 135 países.
Entre os outros monumentos globais que irão ficar às escuras este sábado, entre as 20h30 e 21h30, incluem-se a Acrópole, na Grécia, igrejas e conventos em Goa e Angkor, no Cambodja. Também o Buckingham Palece ou o Big Ben vão participar na Hora do Planeta.
Apesar de ser um evento simbólico, a Hora do Planeta tem conseguido ganhar uma atenção cada vez maior a cada ano que passa. Em 2012, para além desta novidade espacial, destaque para a participação, pela primeira vez, da Líbia. O evento de Tripoli será organizado por um jovem de 19 anos.
Lançado em 2007 em Sydney, a Hora do Planeta começou por ser um evento para poupar energia, mas rapidamente se transformou num movimento internacional de sensibilização para a eficiência energética e luta contra as alterações climáticas.
Recorde todas as nossas notícias sobre a Hora do Planeta. Aqui e aqui, para a edição de 2012. E aqui e aqui, para a de 2011.