A ilha com 16 habitantes que luta para sobreviver



Oland é uma das ilhas Hallig, pequenas ilhotas localizadas no Mar do Norte, que se encontram a apenas alguns metros acima do nível do mar — e correm o risco de inundar facilmente, sobretudo quando a maré está alta.

É o que acontece no inverno, quando fortes tempestades inundam a ilha de Oland durante vários dias. “Durante as tempestades, a água inunda o terreno em que vivemos”, conta Hans Richardt, um dos moradores da ilha, à BBC. Porém, a luta pela sobrevivência em Oland começou no início do século XX.

“Por volta de 1900, todas as ilhotas desta região foram protegidas com muralhas de pedra com o objetivo de preservar a ilha e de a estabilizar. Caso contrário, não estaríamos aqui agora”, acrescdenta o morador à BBC. Apesar de a ilha ter sobrevivido até agora aos ataques da natureza, as inundações dificultam o uso do porto para transporte pela população local.

Mas será que a população não tem medo das inundações? “Medo, literalmente? Não. Não acho que seja a palavra certa. Respeito, definitivamente, bastante. Inquietação, talvez, quando o nível da água está muito alto. Pode ser perigoso”, acrescentou Richardt.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...