A Ilha Terceira já tem um radar meteorológico

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) inaugurou no passado dia 12 de setembro o Radar Meteorológico da Terceira.

Este radar localiza-se na Serra de Santa Bárbara, na Região Autónoma dos Açores, e é o primeiro situado na região, juntando-se ao grupo dos restantes quatro da rede nacional. Vai estar em regime experimentar a partir do próximo mês de outubro.

Segundo o IPMA, “com tecnologia de polarização dupla irá contribuir de forma determinante para a vigilância meteorológica permanente e para a previsão do estado do tempo a curto prazo (até 3h, Nowcasting), para fins gerais, sendo igualmente de grande importância no âmbito da navegação aeronáutica e marítima.”

“O acompanhamento do estado do tempo nos Açores é particularmente crítico no caso de fenómenos de tempo severo (por exemplo, ciclones tropicais), que afetam regularmente o Arquipélago, com impacto direto na salvaguarda de vidas e bens e no desenvolvimento de diversas atividades sócio-económicas, sendo de antever uma grande contribuição do radar neste domínio.”

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...