A imparável viagem de um mosquito invasor



O mosquito invasor Aedes japonicus está desde 2018 hospedado em duas regiões do norte de Espanha, Astúrias e Cantábria, e já terá chegado à Galiza, a norte de Portugal, avança o jornal El País. Porém, o Aedes Japonicus é mais discreto, por evitar espaços urbanos e preferir pastagens com gado, mas tem um potencial de disseminação maior.

“O Aedes japonicus surpreendeu-nos porque não sabemos como chegou a Espanha”, explica Javier Lucientes, professor da Universidade de Saragoça e responsável pelo projeto de vigilância entomológica do Ministério da Saúde espanhol, ao El País. O investigador avança também que tem programado um novo estudo de campo para avaliar o nível de expansão do mosquito.

Lucientes acredita que é tarde demais para erradicar o Aedes japonicus e que a provável disseminação nos próximos anos será “em forma de uma mancha de óleo”, em direção às regiões de Castela e Leão (que faz fronteira com o nordeste de Portugal), País Basco e Navarra. O Aedes japonicus foi “identificado na Suíça em 2008 e pesquisas subsequentes revelaram que havia colonizado uma área de 1400 quilómetros quadrados”, descreve um relatório de 2018 do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências em Saúde.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...