Impact Farm

Ter uma horta onde podemos cultivar os nossos próprios legumes e frutas é um privilégio acessível apenas a uma minoria. Nas grandes cidades o pouco espaço disponível é aproveitado ao milímetro por blocos de betão, sobrando pouco ou nenhum espaço para áreas de cultivo. Mas com a ideia de dois jovens dinamarqueses isso pode muito em breve vir a mudar.

Quando criaram a Impact Farm, o objectivo estava muito claro para estes dois jovens: queriam criar um sistema sustentável e acessível que ajudasse a melhorar a qualidade dos alimentos consumidos nas grandes cidades, ao mesmo tempo que contribuíam activamente para reduzir a pegada ecológica provocada pela produção alimentar em grande escala.

Com apenas 163 metros quadrados, a estrutura da Farm Impact foi construída com materiais reciclados e é auto-suficiente em termos de água, energia e calor, através da energia do sol e do vento e da utilização da água das chuvas, conseguindo produzir entre três a seis toneladas de alimentos por ano.

Com um processo de construção bastante simples esta horta urbana pode ser montada em apenas 10 dias, ao permitir assim que a sua utilização rapidamente se adapte às necessidades de um lugar ou comunidade.

Para além de ser uma horta urbana pensada para a produção alimentar sustentável, a Impact Farm almeja igualmente ser um importante ponto de encontro para a comunidade, onde alimentos, espaços verdes e entre-ajuda se ligam numa fórmula vencedora.

 Fotos: Impact Farm