A maior estufa urbana do mundo já nasceu no Canadá

Uma estufa localizada no topo de um edifício em Montreal, no Canadá, representa a agricultura do futuro: fica na cidade, dispensam pesticidas sintéticos, economiza energia e água o máximo possivel. No total, ocupa uma área do tamanho de três campos de futebol e vai produzir uma variedade de 100 tipos diferentes de frutas e vegetais.

O objetivo da Lufa Farms, empresa agrícola urbana, é plantar comida localmente, onde as pessoas vivem, em estufas no topo de prédios. Esta nova construção junta-se a outras três já em funcionamento em Montreal há vários anos – a primeira delas foi criada em 2011.

Como nem tudo pode ser plantado em estufa, a Lufa faz parcerias com produtores locais para oferecer uma gama maior de produtos no seu marketplace online. Os produtos são distribuidos em carros elétricos para pontos de recolha na cidade. Com a nova estufa, a empresa já tem condições de abastecer 2% da população da cidade canadiana.

Os “tetos verdes” têm-se tornado cada vez mais populares nas cidades do mundo inteiro, devido às suas inúmeras vantagens. O aproveitamento destes espaços para jardinagem e plantio é uma maneira de incentivar a produção local de alimentos, ajuda a combater ilhas de calor nos centros urbanos, auxilia na absorção de água da chuva e garante conforto térmico no interior das construções, evitando o uso do ar condicionado e ajudando na economia de energia elétrica.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...