A maravilhosa paisagem da Islândia
A Islândia não é o propriamente o país mais popular e conhecido do mundo – até porque está particularmente isolada no contexto geográfico mundial – mas as suas paisagens são lendárias. Foi esta interessante actividade cromática – e fria – que levou o britânico Andro Loria a escolher esta ilha para passar um período de relaxamento e, claro, fotografar.
Loria, um cientista londrino, explicou ao Daily Mail que, por vezes, pensava que estava a caminhar na lua, tal a imensidão e surrealismo da paisagem: a montanha de Landmannalaugar, na reserva natural de Fjallabak.
O cientista britânico faz um mea culpa quando admite que atrasou o seu grupo de caminhada para tirar “centenas” de fotos. Mas foi tudo por uma boa razão: “As montanhas coloridas mudavam constantemente de cor, consoante a luz e clima”, suspirou.
Os pedaços de gelo e neve na Primavera e início do Verão deram ainda um maior contraste ao cenário: as colinas têm uma cor amarela ou dourada, com pedaços de cinzento, azul e vermelho dos minerais ricos em enxofre, devido à actividade vulcânica. E a vegetação rasteira verde acrescenta-lhe uma outra cor.
“A combinação entre o contraste da cor e luz nas formas mutantes era única. Nunca vi nada assim, as cores acrescentadas pela actividade vulcânica tornou tudo surreal e pouco terráqueo”, concluiu.
[nggallery id=3640 template=greensavers]