A marca com raízes alentejanas que está a surpreender o mundo (com VÍDEO)



Lançada em Milão, Itália, em 2009, a Corque Design é uma marca portuguesa que tem na cortiça e nas suas características de sustentabilidade e eco-eficiência a sua história e mais-valia.

Ana Mestre, designer e fundadora da Corque, garante que as raízes da empresa estão no Alentejo – tal como as suas, aliás – e é desta região que vem a inspiração para uma empresa que se confunde com a economia verde.

A Corque é o resultado de três anos de pesquisa da Susdesign, empresa também fundada por Ana Mestre em 2005, e da sua paixão pela cortiça, um material natural, renovável e eco-eficiente. “Fizemos vários estudos ao nível da análise de ciclo de vida das peças que desenvolvemos e concluímos que a cortiça é, efectivamente, um dos materiais de excelência em termos ambientais, comparando com os materiais mais convencionais: madeiras, metais ou vidro”, avançou Ana Mestre.

Hoje, a colecção tem 15 peças de cortiça – cadeiras, aparadores, mesas, castiçais. Todas as peças são de designers portugueses e fabricadas em empresas portuguesas. Estados Unidos, Brasil e Japão são três dos países em que a Corque Design tem despertado curiosidade.

“Eles não estão à espera de ver um material que conhecem, basicamente, das rolhas de cortiça, aplicado de uma forma tão diferente. Assim que percebem que é um material renovável, as pessoas compram logo a ideia”, conclui Ana Mestre.

Veja o episódio 61 do Economia Verde.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...