A máscara em miniatura que salva vidas de cães e gatos



Na segunda-feira à tarde, bombeiros da cidade de Clackamas, no estado norte-americano do Oregon, conseguiram ressuscitar, com sucesso, dois gatos encontrados dentro de uma casa em chamas.

O salvamento só foi possível devido ao equipamento transportado pela equipa de bombeiros: pequenas máscaras de oxigénio desenhadas, especificamente, para animais de estimação. “Há muitos anos que temos estas máscaras e já as utilizámos para ressuscitar diversos cães e gatos”, explicou ao The Dodo Brandon Paxton, bombeiro de Clackamas.

De acordo com a veterinária Karen Henson, os gatos estão a recuperar bem da inalação de fumo e, de facto, terão sido salvos pelas máscaras. “Felizmente eles tinham máscaras, é uma grande opção para os bombeiros. Eles têm os seus próprios animais de estimação em casa, por isso deverá ser traumático não poderem fazer nada pelos outros”, explicou Henson.

Muitas vezes, as máscaras de oxigénio desenhadas para humanos são usadas para salvar animais de estimação, mas tal implica alguma dose de improvisação por parte dos bombeiros, que já têm de lidar com a pressão de um incêndio e não podem perder tempo.

Infelizmente, os bombeiros de Clackamas são a excepção no equipamento para animais de estimação, nos Estados Unidos. De acordo com o projecto Breathe, que promove o equipamento de corpos de bombeiros com pequenas máscaras, entre 40.000 e 150.000 animais de estimação morrem por ano, em incêndios, nos Estados Unidos, a maioria devido À inalação de fumo.

[nggallery id=1621 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...