A nova paixão dos portugueses pelas aves (com VÍDEO)
Quando preparava um projecto de investigação, a bióloga Verónica Bogalho percebeu que não conseguia encontrar ninhos à venda. Ou melhor, ninhos que correspondessem às suas necessidades, altamente específicas. Este foi o mote para o lançamento da Natur.Eco, uma empresa que se dedica à construção e venda de abrigos artesanais para a fauna e que é a prova de que, por vezes, as ideias mais interessantes surgem quase do nada.
“Acabei por dedicar-me a construir os ninhos que precisava naquela altura. E acabei por fazer muita pesquisa e ensaios e chegar ao que precisava. Foi daí que nasceu esta ideia”, explicou Verónica ao Economia Verde.
Para além de disponibilizar caixas-ninho para várias espécies de aves, a Natur.Eco tem abrigos para morcegos, alimentadores e kits para quem queira construir o ninho com as próprias mãos. Os preços variam entre os €10 e os €45.
Os ninhos variam de dimensão e tamanho consoante as características ecológicas da espécie, e esta é uma das vantagens da Natur.Eco, de acordo com Verónica. O facto de a empresa ter duas ornitólogas como sócias permite-lhe saber exactamente qual o melhor tipo de ninhos para uma determinada espécie. Por isso, os investigadores foram os primeiros clientes da empresa. Agora, porém, o cenário mudou.
“O cidadão comum está cada vez mais interessado nas aves e toda a fauna”, explica a empresária. A mesma opinião tem Luís Costa, director-executivo da SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves), que explica que a moda do birdwatching – ou observação de aves – veio para ficar. “As pessoas podem, inclusive, por ninhos nos seus quintais ou até varandas. Os ninhos e alimentadores podem ajudar as aves em meios urbanos”, admitiu.
As caixas-ninho devem ser colocadas a três ou quatro metros de altura, num local abrigado de ventos fortes e a salvo de predadores. Estes abrigos e alimentadores são sobretudo importantes em espaços urbanos, onde as aves têm mais dificuldade em desenvolver-se.
Veja o episódio 164 do Economia Verde.