A poluição está a afetar a nossa fertilidade, alerta nova investigação



As consequências que a poluição tem para o Planeta e para o ambiente são frequentemente abordadas, mas de que maneira a mesma afeta o futuro do ser humano a nível reprodutivo era ainda incerto.

Uma nova investigação, relatada no livro “Count Down” da epidemiologista e professora de medicina ambiental e saúde pública Shanna Swan, alerta para o facto da poluição estar a prejudicar as próximas gerações; não só está a causar a redução da fertilidade em ambos os sexos, como a aumentar os casos de disfunção erétil, e ainda o comprimento do pénis dos bebés.

Em causa está a utilização de certos produtos químicos com os ftalatos, utilizados na produção de plásticos e encontrados em brinquedos,e embalagens, e também outros que existem na própria composição de produtos que compramos. Por outro lado, a cientista aponta ainda como responsáveis algumas práticas do nosso dia a dia. “Os produtos químicos no nosso ambiente e as práticas de estilo de vida pouco saudáveis ​​do mundo moderno estão a perturbar o nosso equilíbrio hormonal, causando vários graus de destruição reprodutiva”, explica à Euronews.

“Em algumas partes do mundo, a média de vinte e poucos anos é hoje menos fértil do que sua avó era aos 35”, alerta Shanna Swan. Em paralelo, os homens têm atualmente metade dos espermatozóides que o seu avô teria.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...