A primeira moto de neve elétrica do mundo chega aos Alpes este ano
Moonbike é a primeira mota de neve totalmente elétrica do mundo, semelhante a uma mota de neve, e chega aos Alpes este ano. Esta criação francesa com esquis à frente e pneus de tratores nas traseiras custa 10.680 euros e pode atingir velocidades de
41.84 Km/h, com uma bateria que dura três horas. Esta EV todo-o-terreno pesa apenas 87 quilos, ou seja, é três vezes mais leve que uma mota de neve, avança o “Inhabitat”.
Segundo a mesma fonte, os peritos em turismo das estâncias de esqui austríacas acabam de testar a Moonbike no Glaciar Kaunertal. Quatro estâncias de esqui Tyrolean nos Alpes austríacos planeiam disponibilizar esta mota de neve aos visitantes. A bicicleta não será permitida em pistas de esqui normais, mas será permitida em áreas fechadas de motos de neve ou trilhos guiados.
“São necessários apenas cinco minutos até se familiarizar com a mota de neve, depois habitua-se e depressa se torna inteligente – como numa mota, é preciso deitar-se nas curvas e encontrar estabilidade”, disse Mario Bicocchi, proprietário de uma empresa de aluguer de bicicletas na Áustria, à EuroNews. “É elétrica, não causa ruído nem fumos de escape”, acrescentou.
Por outro lado, a Forbes chamou à Moonbike o nascimento da tecnologia da neve. O TopGear disse que é o mais divertido que se pode ter sobre a neve, um grande elogio de um espetáculo tradicionalmente morto contra os EV. A Moonbike vem em preto, branco ou vermelho. A bicicleta tem 28 polegadas de largura, o que a faz caber através de portas e em atrelados de veículos normais, ou na cama de um camião.
Além disso, a bicicleta foi fabricada em parceria com a Bosch Marignier, com menos de 200 peças sem corrente ou correia para uma manutenção fácil e um ruído extremamente baixo. “Trata-se de uma bicicleta elétrica, todas disponíveis sobre um corpo leve, pelo que deve ser fácil de transportar”, conclui o “Inhabitat”.