“A reciclagem e o ambiente fazem cada vez mais parte do dia-a-dia dos jovens”



Ao longo dos próximos meses, a Tetra Pak levará a reutilização e importância da segurança alimentar aos jovens de dezenas escolas do País. A responsável de ambiente da empresa, Ingrid Falcão, explicou o Green Savers a estratégia da Tetra Pak para o Projeto 80 e como podem os mais jovens melhorar a sua sensibilização ambiental com este projecto.

É a primeira vez que a Tetra Pak patrocina o Projeto 80. O que vos levou a apoiar esta iniciativa?

Em linha com o seu posicionamento ambiental, a Tetra Pak procura desempenhar um papel activo ao nível da sensibilização da população, sublinhando a importância da separação e reciclagem das suas embalagens (e da colocação das mesmas no ecoponto amarelo) e alertando para a preservação das florestas e dos recursos naturais. Tendo em vista a importância destes temas, estamos a apoiar o Projeto 80 por ser uma iniciativa voltada para a formação de cidadãos responsáveis e participativos.

Quais as vossas expectativas em relação ao projecto?

Esperamos uma elevada adesão, que se tem concretizado. Tem sido muito gratificante ver o entusiasmo com que os jovens têm participado nas atividades do roadshow do Projeto 80.

A Tetra Pak vai levar a Missão Tetra Pak a milhares de alunos portugueses. O que podem avançar sobre este jogo para o Facebook?

O jogo Missão Tetra Pak convida os jovens a vestirem a pele de um jovem engenheiro florestal. Ao longo do jogo, o personagem irá enfrentar diversos vilões, os quais representam alguns dos perigos mais comuns para as florestas, como o abate ilegal de árvores, os incêndios ou a poluição. O Pako e os alunos terão a missão de manter as ameaças longe da floresta. No final de cada jogo, o número de árvores salvas vai ditar o resultado de cada utilizador e, no final do roadshow, aos três melhores resultados serão oferecidos prémios. Depois do sucesso que este jogo teve na nossa página de Facebook, achámos que seria interessante integrar o mesmo nesta iniciativa, levando-o a cada vez mais pessoas.

Os jovens portugueses estão despertos para os temas ambientais?

Sim, sem dúvida. Esta consciência começa cada vez mais cedo, pelo menos é essa a percepção que temos através das actividades que temos desenvolvido em escolas e com base nos visitantes da nossa exposição sobre a reciclagem que, nos últimos anos, tem percorrido municípios e centros comerciais em todo o país.

Como tem mudado a percepção dos jovens, nos últimos anos, em relação ao tema da reciclagem e ambiente?

Estes temas fazem cada vez mais parte do dia-a-dia dos jovens, embora ainda haja muito que se pode fazer para sensibilizar esta faixa etária para os temas ambientais. Sendo os jovens os consumidores e decisores de futuro, é importante que estejam cada vez mais alertados para estas questões.

Para além do jogo interactivo, que outro tipo de informações partilham com os jovens durante o roadshow?

Ao longo do roadshow, a Tetra Pak está também a dinamizar ateliês para a reutilização de material de embalagem, ensinando técnicas para a criação de objectos úteis a partir de embalagens. Por outro lado, o programa do Roadshow Projeto 80 contempla uma sessão onde são apresentados exemplos de boas práticas para o desenvolvimento sustentável e na qual procuramos transmitir um pouco dos 50 anos de história da Tetra Pak em Portugal e do seu compromisso com os três pilares da sustentabilidade.

O roadshow vai visitar 18 cidades portuguesas, que representam 18 distritos. Esta descentralização da iniciativa é fulcral para o seu sucesso – e das acções dos patrocinadores?

Esta descentralização é importante para que os jovens de diferentes cidades tenham contacto com o projecto, motivando-os para a criação de projectos que melhorem as suas comunidades. É fundamental levar as mensagens relativas à necessidade de proteger o ambiente e as florestas, entre outras, a vários pontos do país. Neste âmbito, por exemplo, desde 2009 que a Tetra Pak tem em curso a campanha Sim, é no Amarelo, que já percorreu dezenas de autarquias em todo o território de Portugal, envolvendo milhões de pessoas através de mensagens que apelam à reciclagem.

A Tetra Pak tem sido, historicamente, uma das grandes sensibilizadoras das questões ligadas à segurança alimentar. Vão aproveitar o Projeto 80 para reforçar esta mensagem junto dos mais jovens?

Sim, é um tema transversal a toda a atividade da empresa. O nosso posicionamento assenta nos valores da marca que inclui também a segurança alimentar. Este posicionamento está também presente no nosso lema Protege o que é bom, que reflecte a filosofia com que a empresa conduz o seu negócio e que passa pela promessa de manter os alimentos seguros e disponíveis em qualquer lado, mas procurando ter um papel activo na construção de um futuro melhor para os consumidores, para a empresa, para os colaboradores, parceiros e para as comunidades onde está inserida. 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...