A tecnologia portuguesa que permite poupar combustível
Quatro licenciados em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto, com idades entre os 25 e os 27 anos, são os mentores do projecto We Truck, uma dissertação de mestrado que deu origem à startup AddVolt, criada em Junho de 2014.
A dissertação, sobre sistemas de travagem regenerativa aplicada aos veículos pesados, foi desenvolvida em colaboração com uma empresa de transportes abordou um sistema quer permite alimentar directamente os sistemas auxiliares de um camião sem recorrer ao motor diesel.
A produção de energia é feita de duas formas: através de painéis fotovoltaicos que são instalados no topo do camião e através de um sistema de recuperação de energia durante as travagens e desacelerações.
A energia eléctrica gerada é armazenada em baterias para, posteriormente, poder ser utilizada para alimentar os sistemas auxiliares do próprio veículo. Isto só é possível através da gestão do fluxo de energia entre os diversos recursos que é feita de forma automática pelo controlador, uma combinação de hardware e software totalmente desenvolvido pela AddVolt e que, de resto, é a tecnologia-chave da solução.
“[Uma das grandes vantagens é] não ser uma tecnologia invasiva. É um kit que pode ser instalado em qualquer camião, nos vários estágios da sua vida útil – no seu fabrico ou numa fase posterior”, explicou ao Transportes em Revista Bruno Azevedo, um dos responsáveis da AddVolt.
O We Truck ficou em segundo lugar no concurso RedEmprendia Spin2014, um evento de empreendedorismo universitário ibero-americano realizado em Outubro de 2014, no México, e é uma verdadeira solução de mobilidade eléctrica, segundo os sócios.
Segundo Bruno Azevedo, a instalação do We Truck não afecta as dimensões nem o próprio peso do camião, uma situação que poderia gerar um maior consumo de combustível. “Tivemos sempre a preocupação de não ultrapassar a tara máxima do veículo. A instalação do sistema nunca representará um aumento superior a 1% do peso bruto do camião”, continua.
Ainda assim, segundo o responsável, o principal foco são os camiões com um peso bruto superior a 12 toneladas e que fazem o transporte de produtos refrigerados. “Com o We Truck conseguiremos alimentar todos esses sistemas auxiliares através da energia eléctrica que é produzida directamente pelo próprio veículo”, concluiu o responsável que, ao Transportes em Revista, disse ainda que a startup já começou a identificar outras áreas para aplicar a sua tecnologia, nomeadamente no sector da mobilidade eléctrica e desenvolvimento de sistemas de gestão e conservação de energia.