A utilização de mini-bicicletas no escritório combate o sedentarismo. Mas há condições para o fazer?
Um estudo publicado há dias no British Journal of Sports Medicine (BJSM) indicava que a utilização de mini-bicicletas no local de trabalho pode ser uma solução eficaz – e barata – para combater o sedentarismo das pessoas que trabalham em escritórios.
O estudo foi desenvolvido por cientistas da Universidade de East Carolina, nos Estados Unidos, e explica que “as máquinas portáteis de pedais”- ou mini-bicicletas – podem ser uma ferramenta para “reduzir a inactividade física causada pelo trabalho, sem afectar o ritmo laboral”.
Leia o artigo do BJSM (em inglês).
A utilização destas mini-bicicletas combateria a inactividade física resultante das várias horas que passamos, todos os dias, sentados em frente a um ecrã de computador. Esta inactividade física tem sido associada ao aumento dos casos de obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes.
Assim, e segundo este grupo de cientistas, o uso de mini-bicicletas pode ajudar a combater este problema. O estudo foi realizado com 18 trabalhadores, que utilizaram as bicicletas em 12 dos 20 dias que durou a pesquisa, pedalando em média 23 minutos por dia.
Posteriormente, os trabalhadores admitiram que usariam a bicicleta regularmente no seu trabalho. Fica a questão: os nossos escritórios têm condições – e espaço – para a utilização de mini-bicicletas?