Abastecimento de luz e gás pode ser cortado no inverno no Reino Unido
Os britânicos poderão sofrer cortes no abastecimento de luz e gás, em janeiro e fevereiro, caso as importações ao estrangeiro sejam reduzidas, avisou a National Grid.
Segundo a Sky News, o diretor-executivo da maior distribuidora de energia do Reino Unido, disse às famílias para se prepararem para cortes entre as 16h e as 19h nos dias de semana durante os dias “realmente, realmente frios” de Janeiro e Fevereiro, se as importações de gás forem reduzidas.
O responsável explicou que que os cortes teriam de ser impostos durante as “noites mais escuras” em Janeiro e Fevereiro se os geradores de eletricidade não tivessem gás suficiente para satisfazer a procura, especialmente se houver um período de tempo frio.
A National Grid pede ainda às famílias que, sempre que possível, reduzam o consumo de energia no dia-a-dia.
Devido à guerra da Rússia na Ucrânia e às sanções sobre as importações de gás russo, muitos países europeus estão a enfrentar escassez de gás. Uma grande quantidade de eletricidade é gerada a partir do gás, colocando tensão no fornecimento nacional de eletricidade à medida que a procura aumenta face ao tempo frio.
O Reino Unido obtém 40% da eletricidade a partir de centrais elétricas a gás, enquanto a esmagadora maioria das casas depende do gás para aquecimento.