Abm3E leva reciclagem aos mais jovens com projecto Pow



A Amb3E lançou ontem o projecto Pow – Dá Power ao Electrão – uma iniciativa de sensibilização de jovens de todo o país para a importância do encaminhamento dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) através dos Pontos Electrão, permitindo assim o seu tratamento e reciclagem.

A iniciativa vai decorrer em três fases, com a duração de um ano escolar, e incentiva os jovens e escolas nacionais a participarem num desafio de vídeos que possam funcionar como elementos de mudança comportamental a nível ambiental. A ação conta com três embaixadores que vão incentivar os jovens a participar: os apresentadores João Manzarra e Carolina Torres e o humorista Pedro Fernandes. Cada um destes embaixadores irá lançar uma das fases do projeto.

O desafio lançado aos adolescentes é o de criarem vídeos criativos nos quais os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e o seu correcto encaminhamento assumam o papel principal. Cada fase da acção (coincidente com um período escolar) terá um mote diferente: “Faz-te aos REEE lá de casa”; “Faz-te aos REEE que põem em risco o teu mundo” e “Faz-te ao Electrão e deposita os teus REEE”. Todos os vídeos serão submetidos no site do Projeto, onde, em cada fase, serão escolhidos 20 finalistas através de votação online.

Os finalistas serão avaliados pelo júri – constituído por representantes das entidades envolvidas (Amb3E, APA e IPDJ), bem como pelo embaixador da respectiva fase – que irá escolher três vencedores. O primeiro classificado será premiado com um smartphone, o segundo com um LCD e o terceiro com uma máquina fotográfica.

Paralelamente, será lançado o repto às escolas, nas quais estas terão que criar vídeos que transmitam os seus hábitos ambientais com respeito à reciclagem, bem como agregar as suas boas práticas num manifesto. Estes serão posteriormente avaliados pelo júri. Neste caso, as vencedoras ganharão um prémio no valor de 1500 euros em equipamentos elétricos e eletrónicos.

Esta iniciativa pretende incentivar os jovens e escolas a funcionar como elementos de mudança comportamental a nível ambiental, simultaneamente sensibilizando a população em geral para a importância do correto encaminhamento dos REEE. Surge no seguimento de outros projetos da associação como a Escola Electrão, ou o Quartel Electrão.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...