Academia Electrão premeia sete projetos inovadores bons para o ambiente
A 2ª edição da Academia Electrão, concurso promovido pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, premiou sete projetos inovadores bons para o ambiente. Estiveram mais de 70 candidaturas em competição, distribuídas pelas cinco categorias Arte Electrão, Contentorização Electrão, Digital Electrão, Mobilização Electrão e Valorização Electrão.
O prémio máximo foi atribuído a três participantes: “The Trash Traveler” (Arte Electrão), um projeto da autoria de Andreas Noe, que percorre praias portuguesas para recolher lixo marinho e alerta através de diversos vídeos para a problemática da poluição dos oceanos; “Mechanical 2021” de Diego Mergener (Mobilização Electrão), um jogo de tabuleiro criado com o objetivo de sensibilizar e promover a educação e responsabilidade ambiental, no âmbito do tratamento e recolha de resíduos. O jogo diferencia-se ainda pela cooperação entre os jogadores com vista à conclusão dos objetivos (exemplo: construção de fábricas de reciclagem); “Rede Ecocentros Cascais” da Cascais Ambiente (Contentorização Electrão), uma rede de ecocentros que promove a recolha de cabos elétricos, pequenos eletrodomésticos, pilhas, baterias, toners, tinteiros, lâmpadas, latas de spray, loiças, cassetes, livros, revistas, rolhas e caricas – existem no total 6 ecocentros fixos e 2 móveis. Os três vencedores receberam uma quantia de 4 mil euros.
Não foram atribuídos prémios máximos às categorias Digital Electrão e Valorização Electrão porque “os projetos candidatos não foram avaliados com uma qualidade meritória”. Como tal, o júri distribuiu o valor dos prémios por outros quatro, destacando os projetos “Face Plastic” de Vasco Mourão, “Sustentarte” de Eduarda Vieira e Diana Leite, “ReCarrega Marvila” da Associação Sustainable Energy Youth Network e “Implementação de Espaço Maker” de Diogo Ribeiro e Jorge Moita.
Esta edição da Academia Electrão foi lançada em dezembro de 2019, porém, a pandemia de COVID-19 levou ao prolongamento das candidaturas, que se estenderam até 14 de maio de 2021.