Este é mesmo o maior morcego do mundo (mas é menos assustador do que parece)
Descritos como de “tamanho humano” e quase sempre na sua posição favorita, envolvendo firmemente as suas asas negras gigantes em torno de si mesmos e pendurados em vigas, estes morcegos fazem lembrar as histórias de vampiros.
Embora estas criaturas assustadoras não sejam uma visão rara nas Filipinas, a imagem acima tornou-se há uns anos viral nas redes sociais, e desde então que se somam mitos e fantasias sobre estes animais.
A foto foi publicada no Twitter por @AlexJoestar622, que escreveu: “Lembram-se quando eu contei sobre as Filipinas terem morcegos do tamanho de humanos? Sim, era disto que eu estava a falar.”
Na realidade, o Acerodon jubatus ou morcego-dourado-filipino é mesmo uma das maiores espécies de morcegos do mundo, podendo a envergadura de asas atingir perto de 1,7 metros. Mas o animal visto na fotografia parece gigante por causa da perspetiva forçada da imagem, que é uma ilusão de ótica que pode fazer um objeto numa foto parecer maior ou menor do que seu tamanho real (lembra-se das famosas fotografias onde os turistas “empurram” a Torre de Pisa?).
O corpo destes animais varia entre 17 e 30cm, o que continua a ser um tamanho muito acima da média para os morcegos, contudo bem inferior ao de um possível vampiro.
Estes morcegos gigantes podem parecer um pouco assustadores, mas são muito dóceis. São frugívoros, sendo que comem uma dieta (principalmente) vegetariana composta de pólen, néctar, frutas e outra flora. Em raras ocasiões podem comer insetos.
São também são muito diferentes do típico bicho menor em que pensamos quando ouvimos “morcego”. Não têm a capacidade de ecolocalização porque não precisam de um sonar interno para localizar os seus alimentos. Em vez disso, utilizam a sua excelente visão e olfato.
O único perigo real que os morcegos-dourados-filipinos representam para os humanos é a possível transmissão e disseminação de doenças que podem carregar. Mas, uma vez que estes animais não atacam, a transmissão só pode ser possível se os humanos entrarem em contacto com eles.
Esta espécie de morcego está classificada como em risco de extinção.