Acidentes de viação causaram 261 mortos entre os jovens dos 18 aos 24 anos nos últimos três anos
Os acidentes de viação causaram 261 mortos entre os jovens dos 18 aos 24 anos, entre 2010 e 2012, em Portugal. Os dados foram revelados, na semana passada, pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), durante a apresentação da edição 2014 do programa de segurança rodoviária “BP Segurança ao segundo”, destinado a futuros condutores
Ainda segundo a ANSR, foram registados 1038 feridos graves e 18.356 feridos leves, nesta faixa da população, nos anos em análise. Para além de preocupantes, estes dados têm um impacto social e económico bastante significativo, estimando-se os seus custos em cerca de €752 milhões.
Apesar de se ter registado uma evolução positiva na última década no que respeita à diminuição da sinistralidade rodoviária entre os jovens, o risco de morte na faixa etária dos 18 aos 24 anos em acidente de viação em Portugal, nos últimos três anos, foi cerca de 30% superior ao da restante população, ainda assim inferior a valores médios da União Europeia (UE).
Taxa de risco em Portugal abaixo da média da EU
Na União Europeia, os jovens têm um risco de morte de quase o dobro da média da população dos respectivos países, mas Portugal, a par da Hungria, registou em 2010 a menor taxa de risco relativa a casos de morte de jovens na União.
Ainda assim, os condutores constituem 60% dos jovens mortos e feridos graves, os passageiros correspondem a 1/3 (33%) destas vítimas e os peões representam, apenas, 7% das vítimas mortais e feridos graves. Cerca de 61% dos condutores jovens mortos e feridos graves circulam em automóveis ligeiros e 34% em veículos motorizados de duas rodas.
No que respeita à localização, 42% dos condutores mortos e dos feridos graves, com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, resultam de acidentes em arruamentos urbanos e 32%, de acidentes em estradas nacionais.
Em relação aos dias em que ocorrem os acidentes, sábado e domingo registam 40% dos condutores mortos ou com feridos graves, com idades entre os 18 e os 24 anos, enquanto os restantes grupos etários apresentam, para estes dias, uma proporção de 34%.
Quanto às horas dos acidentes, 31% com jovens mortos ou gravemente feridos verificam-se entre a meia-noite e as 8h, enquanto nas restantes faixas etárias, para este intervalo de tempo, a percentagem é de 17%.
Os despistes são os acidentes mais frequentes na sinistralidade rodoviária jovem, sendo responsável por metade dos mortos e feridos graves. Nas outras faixas etárias, essa percentagem é de 45%.
BP Segurança ao Segundo
A inexperiência dos jovens condutores e as suas características psicológicas, aliadas aos principais factores de risco (velocidade, álcool, telemóvel, a não utilização do cinto de segurança e a fadiga) são as principais causas da sinistralidade envolvendo jovens.
Para tentar inverter esta realidade, a BP Portugal desenvolveu, em 2012, o “BP Segurança ao Segundo” em parceria com o Automóvel Clube de Portugal, a Fórum Estudante e a Associação Salvador e com o apoio institucional da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Este ano, o programa contará com dois novos parceiros, a Fuel e a APAN (Associação Portuguesa de Anunciantes) e com três novos embaixadores: Raquel Strada, Tiago Pereira e Bruna Quintas.
Este programa, cuja edição de 2014 foi apresentada pelo director de comunicação e relações institucionais da BP Portugal, Luís Roberto, pretende envolver e sensibilizar os jovens, futuros condutores, através da criatividade e do audiovisual, para as questões da segurança na estrada e para a necessidade de adoptar comportamentos defensivos, como forma de diminuir a sinistralidade rodoviária no nosso País.
A data limite de entrega de trabalhos é dia 7 de Março sendo que a final decorrerá no dia 20 de Maio em Braga, Capital Jovem da Segurança Rodoviária.
Com o lema “Porque na estrada todo o segundo conta!”, o “BP Segurança ao Segundo” já impactou directamente desde a sua primeira edição, em Janeiro de 2012, mais de 1.500 jovens, de 105 escolas secundárias a nível nacional.
Foto: zhangsterr / Creative Commons