Ações de limpeza na costa portuguesa recolheram 31 toneladas de lixo
De 18 a 26 de setembro mais de 172 quilómetros da costa portuguesa foram percorridos por voluntários, que limparam os areais e retiraram do ambiente 31 toneladas de lixo. A iniciativa surgiu no âmbito do Dia Internacional de Limpeza Costeira, organizada pela Fundação Oceano Azul, e integrou, pela primeira vez, a campanha #EUBeachCleanup, em cooperação com a Comissão Europeia, a European External Action Service e as Nações Unidas.
A ação de limpeza costeira contou com mais de 4500 participantes, 240 organizações e 174 ações, no Continente e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. A terceira edição ficou ainda marcada pela forte adesão de alunos e professores de escolas participantes no programa “Educar para uma Geração Azul”, que juntou um total de 45 escolas e 1300 estudantes e docentes.
A celebração do Dia Internacional da Limpeza Costeira é um desafio lançado pela Fundação Oceano Azul de forma mobilizar a sociedade civil e dar visibilidade ao trabalho das organizações que, ao longo de todo o ano, contribuem ativamente para o combate ao lixo marinho e para a proteção e conservação do oceano.
Desde 2019, já foram recolhidas 170 toneladas de lixo marinho em mais de 1054 ações de limpeza costeira, as quais envolveram mais de 19 mil voluntários e mais de 225 organizações.