Açores apostam em atividades de sensibilização ambiental escolar



As atividades de sensibilização ambiental para o ano letivo 2022/2023 mantêm a aposta em ações de conservação da natureza e preservação da biodiversidade, introduzindo temas de grande relevância como as alterações climáticas e a economia circular.

A informação foi avançada hoje pelo secretário regional do Ambiente e Alterações Climáticas, na Escola Profissional do Sindicato do Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores (EPROSEC), numa sessão de divulgação da oferta de atividades de sensibilização ambiental escolar para o ano letivo de 2022-2023, assinalando o Dia Mundial da Educação Ambiental.

Segundo Alonso Miguel, “a oferta educativa para o ano letivo 2022/2023 apresenta ainda maior riqueza e diversidade temática, mantendo as ações relativas à conservação da natureza e preservação da biodiversidade, através dos diversos mecanismos de gestão ambiental existentes, nomeadamente os Parques Naturais de Ilha, o Geoparque Açores, as Reservas da Biosfera e os projetos LIFE em curso”.

Nesta oferta educativa foram ainda acrescentados “temas de grande relevância para a região e que constituem enormes desafios, como as alterações climáticas e a economia circular”, salientou Alonso Miguel, citado numa nota divulgada no ‘site’ oficial do Governo Regional.

Nesta iniciativa, com a presença do diretor regional da Juventude, Eládio Braga, em representação da governante com a tutela (Maria João Carreiro), Alonso Miguel disse que “esta é uma oferta concebida e direcionada também ao Ensino Profissional, enquanto peça fundamental do sistema de ensino regional” e “elemento potenciador do desenvolvimento da região”.

O governante frisou que a educação ambiental constitui “um dos pilares fundamentais da missão da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas”, sensibilizando a comunidade para a importância da proteção e valorização do património natural.

Nesta oferta educativa, em cada ano letivo, é divulgado o trabalho desenvolvido pelos diferentes departamentos governamentais nas áreas de competência do ambiente, tendo o governante acrescentado que as ações de educação ambiental “pretendem, através do sistema de ensino, que os jovens fiquem cada vez conscientes e despertos para as questões ambientais e que se identifiquem como agentes ativos na preservação do património natural dos Açores”.

Alonso Miguel adiantou que a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas irá retomar, já no próximo mês de março, os Encontros Regionais de Educação Ambiental, que não acontecem desde 2019.

Assim, será realizado o XV Encontro Regional de Educação Ambiental, subordinado ao tema “A Educação Ambiental”, na ilha Terceira.

Alonso Miguel adiantou ainda que a Secretaria Regional que lidera irá reforçar o corpo de Vigilantes da Natureza da Região, com a contratação de mais 12 efetivos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...