Açores incentivaram compra de 72 veículos eléctricos desde o início do ano
O Governo dos Açores investiu, desde o início de 2023, mais de 294 mil euros em mobilidade elétrica, incentivando a compra de 72 veículos e a instalação de 20 postos de carregamento.
Segundo dados fornecidos pelo executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM), foram investidos este ano cerca de 177 mil euros para a “mobilidade elétrica, inteligente e sustentável” e 117 mil para o “Plano para Mobilidade Elétrica nos Açores, ações de sensibilização e divulgação”.
O Governo Regional começou por ter mais de um milhão de euros para apoiar a mobilidade elétrica em 2023, mas essa dotação foi revista para 916 mil euros, de acordo com os mapas disponibilizados à Lusa.
O valor deste ano é superior à dotação revista de 2022 (797 mil euros), ano em que foram investidos perto de 524 mil euros.
Segundo os dados, o investimento financiou 72 viaturas elétricas (59 automóveis ligeiros e 13 velocípedes com motor) e 20 pontos de carregamento.
As informações foram reveladas após a visita do presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, ao centro médico Forjaz Sampaio, em Ponta Delgada, que adquiriu quatro viaturas elétricas com recurso aos apoios públicos.
Aos jornalistas, o líder do executivo regional destacou a “importância da mobilidade elétrica num mundo de transições”, como a “climática e energética”, a “favor de um desenvolvimento sustentável”.
“Estamos a planear igualmente em boa coordenação com a própria EDA e privados, a colocação de mais postos de abastecimento. Portanto, estamos a criar os pressupostos e as condições para mais adesão à mobilidade elétrica e aquisição de viatura elétricas nos açores”, reforçou Bolieiro.
De acordo com os dados fornecidos, em 2022 foram apoiados 213 viaturas elétricas e 50 pontos de carregamento, enquanto em 2021 foram 114 as viaturas e 33 os postos de carregamento incentivados.
Em 2020, o Governo Regional apoiou a aquisição de 97 viaturas e a instalação de 20 pontos de carregamento.
Em termos de investimento, a região investiu 403 mil euros em mobilidade elétrica em 2021.
Em 2021 a dotação foi de 463 mil euros, enquanto no ano anterior a dotação revista foi de 1,2 milhões de euros, tendo sido investidos mais de 843 mil euros.