Actividade física reduz efeito do sal na pressão arterial



A prática de exercício físico reduz o efeito que o sal provoca na pressão arterial sanguínea, de acordo com um estudo apresentado durante um congresso científico organizado pela American Heart Association, nos Estados Unidos.

Apresentado por investigadores da Tulane University School of Public Health & Tropical Medicine (Nova Orleões, EUA), o estudo explica que quanto maior é a prática de exercício físico, menor é o aumento da pressão arterial sanguínea.

Os investigadores compararam, ao longo de duas semanas, a pressão arterial de 1.906 participantes. Na primeira semana, estes participantes adoptaram uma dieta com baixo teor de sal (3.000 mg/dia). Na segunda, uma dieta rica em sal (18.000 mg/dia).

De acordo com um questionário que avaliava a actividade física, os investigadores dividiram os participantes em quatro grupos distintos, que variava entre os fisicamente muito activos e os bastante sedentários.

Assim, o estudo revelou que, em média, o aumento da pressão arterial sistólica após a alteração de uma dieta pobre para uma dieta rica em sal, tendo em conta a idade e sexo dos participantes, foi de 5,27 mm Hg para o grupo mais sedentário; 5,07 mm Hg para o que praticava pouca actividade física; 4m93 mm Hg para o grupo que praticava algum exercício físico e 3,88 mm Hg para os fisicamente mais activos.

Comparando com o grupo mais sedentário, a probabilidade de ser sensível ao sal diminuiu 10% no grupo que praticava pouca actividade; 17% no que praticava algum exercício físico e 38% para os fisicamente mais activos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...