Acusado de ser pouco sustentável, o Facebook lançou um infográfico a provar o contrário



O Facebook publicou um infográfico interactivo para mostrar a sua preocupação com as atitudes sustentáveis nos últimos três anos. Acusado, muitas vezes, de ser insensível às questões ligadas à sustentabilidade, a rede social fundada por Mark Zuckerbeg diz que está comprometida com o futuro do desenvolvimento sustentável e tem contribuído para o seu conhecimento, seja através das novas tecnologias, na utilização da própria plataforma ou nas operações do dia-a-dia.

Segundo o Facebook, os seus programadores criaram uma fonte que transforma o PHP em C++, reduzindo a utilização dos servidores para metade. Por outro lado, em 2010 o Facebook uniu-se ao The Green Grid, uma organização global que tem o objectivo de fazer com que os data centers de diversas empresas do mundo sigam algumas regras para preservar o ambiente. Poucos meses depois, a empresa anunciou que usaria somente energia limpa em cada novo centro de dados.

Consulte a infografia (em inglês).

Outra das parcerias da rede social foi com a ONGA Natural Resources Defense Council (NRDC) e Opower, no sentido de desenvolver uma nova aplicação para ajudar os consumidores a monitorizar os seus gastos energéticos em casa.

Em relação ao aconselhamento para a mudança de mentalidades, a multinacional lançou a página Facebook Green, que conta com mais de 100 mil seguidores e onde são promovidas acções social e ambientalmente sustentáveis. A empresa juntou-se ainda à Greenpeace International para trabalhar em temas relacionados com a economia vede.

Finalmente, a nova sede da multinacional, em Menlo Park, foi criada a pensar na sustentabilidade. Há bicicletas para funcionários, sistema de reciclagem e utilização de energia solar. A empresa encoraja o carsharing, a utilização de transportes públicos e criou ainda a Green Team, uma equipa interna que trabalha no desenvolvimento de inovações sustentáveis no campus.

Sim, são acções muito positivas e que devem ser valorizadas. Mas vindas de uma empresas como o Facebook, acabam por soar a pouco, não acha?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...