Adene abre concurso para projectos de eficiência energética no comércio
A Agência para a Energia (Adene) lançou na última quinta-feira, 15 de Setembro, avisos de abertura de três novos concursos para a apresentação de candidaturas no quadro do programa GERE, que comparticipará, a fundo perdido, a aquisição de equipamentos eficientes nos sectores de Agricultura, Indústria, Comércio e Serviços.
Estas novas medidas custarão ao PPEC (Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica) 814 mil euros e vão permitir diminuir o consumo de energia eléctrica em 27,7 GWh/ano, correspondendo a 2,2 milhões de euros em custos evitados por ano.
O PPEC pretende contribuir para a redução do consumo de energia eléctrica em Portugal, ultrapassando as barreiras de mercado existentes, como a falta de informação e o custo relativamente elevado dos equipamentos eficientes, que tendem a conduzir à compra de equipamentos de menor custo, com baixa eficiência energética e tempo de vida reduzido.
As entidades interessadas devem consultar os avisos específicos de cada concurso no site www.adene.pt e submeter as suas candidaturas nos prazos definidos para a sua recepção, em http://gere.adene.pt.
De acordo com o Hiper Super, nesta edição do PPEC (2011-2012 a Adene viu aprovadas três novas medidas nos domínios da iluminação eficiente – “Iluminação LED em Monumentos e Edifícios Históricos” (LED Monumental); “Phase Out de lâmpadas ineficientes em Aldeias Rurais e Históricas” (Phase Out Hg) – e gestão eficiente da força motriz: “Variadores Electrónicos de Velocidade” (VEV III).
A medida LED Monumental tem em vista melhorar a eficiência energética da iluminação de monumentos e fachadas de edifícios históricos, através da aplicação de tecnologia LED. No total, serão financiadas 1.500 luminárias de tecnologia LED, em 50 monumentos e edifícios históricos em Portugal Continental.
A intervenção em Phase Out Hg destina-se à melhoria da eficiência energética da iluminação pública pela substituição de equipamentos ineficientes, nomeadamente de lâmpadas de vapor de mercúrio e respectivas reactâncias. A medida abrange 200 freguesias em Portugal Continental, com 20 mil pontos de luz a serem intervencionados.
Na sua 3ª edição, a medida VEV dirige-se às empresas do sector agrícola e industrial e financiará a aquisição de 140 Variadores Electrónicos de Velocidade em cerca de 70 empresas, permitindo desta forma reduzir o consumo de motores eléctricos associados a sistemas de bombagem, ventilação e compressão de ar.