Adene lança hoje publicação que ajuda a melhorar o desempenho energético nos edifícios

A agência portuguesa para a energia, Adene, vai lançar hoje no Porto a publicação “Edifícios Existentes – Medidas de Melhoria de Desempenho Energético e da Qualidade do Ar Interior”.

A publicação vai ser apresentada – durante o VII Salão Imobiliário do Porto – por Paulo Santos, director de auditoria de edifícios da agência, e Vasco Freitas, professor da Universidade do Porto, e irá tipificar soluções a nível da construção, avaliando a sua importância energética.

“Serão definidos níveis de qualidade das medidas de melhoria aconselhadas, quantificando os benefícios técnicos e económicos”, explica a Adene em comunicado.

Paulo Santos, de resto, escreve hoje numa artigo de opinião no Público que os sectores da “arquitectura e construção têm” como grande desafio a integração entre a “componente arquitectónica e a necessidade de ter edifícios com bom desempenho energético e bons níveis de de conforto”.

“Este é um desafio que assume particular importância nos edifícios já existentes, ou seja, no mercado da reabilitação”, explica o responsável.

A apresentação da publicação está marcada para as 17h.

“Um terço do consumo energético é feito nos edifícios, [daí que] este guia ganhe uma especial relevância” – continua a Adene. “Muitos dos edifícios existentes em Portugal necessitam de intervenções, a nível de habitabilidade, qualidade térmica e energética. Esta publicação pretende ser um importante aliado dos peritos na emissão do Certificado Energético dos Edifícios”.

A Adene está presente nesta feira portuense – Imobitur – em dois espaços. Um stand dedicado ao Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE) e um outro espaço integrado no stand da APEMIP – Associação Portuguesa das Empresas de Mediação Imobiliária e que tem como tema “Luz Certa em Sua Casa”.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php