Adidas criou sapatilhas feitas com lixo oceânico e redes de pesca ilegais (com FOTOS)
A Adidas aliou-se à organização ambientalista Parley For The Oceans para criar umas novas sapatilhas de design exclusivo feitas quase inteiramente com plástico resgatado do mar e redes de pesca ilegais apreendidas aos pescadores.
As redes de pesca, que muitas vezes são abandonadas pelos pescadores em alto mar, são uma grande fonte de poluição oceânica. Mas parte das redes que foram utilizadas para criar uma fibra sintética reciclada que foi incorporada nas sapatilhas provém de uma fonte mais interessante: a organização ambientalista Sea Shepherds recolheu cerca de 72 quilómetros de redes ilegais de pesca que foram apreendidas aos pescadores pela Interpol ao largo da costa ocidental de África.
O corpo das sapatilhas foi criado com plásticos reciclados e revestido com fibras das redes de pesca. Já a sola foi feita a partir de materiais produzidos de forma sustentável, escreve o Bored Panda.
Uma vez que estas sapatilhas são de edição limitada, a Adidas nãos abe ainda se vai lançar o modelo no mercado. Porém, a marca comprometeu-se já a começar a utilizar já em 2016 as fibras recicladas das redes no seu calçado.
[nggallery id=2015 template=greensavers]