Administração Trump vai criar painel para desmentir aquecimento global



A administração Trump está a trabalhar para criar um painel para reconsiderar e possivelmente mudar a posição do governo norte-americano sobre as alterações climáticas.

O comité que trabalha sob o Conselho Nacional de Segurança (NSC, sigla em inglês) vai convidar para integrar no painel cépticos que questionam o consenso científico sobre o aquecimento global, revelaram oficiais do governo citados pelo ”The Washington Post”. O plano da Casa Branca foi defendido por William Happer, um dos diretores seniores do NSC e um físico que refutou o impacto prejudicial das emissões de CO2 na atmosfera.

Este painel tem um plano de ação que inclui a contestação formal dos recentes relatórios federais, incluindo a Avaliação Nacional do Clima – um estudo interinstitucional divulgado em novembro, que delineou as ameaças impostas aos EUA pelo aquecimento global.

O relatório relacionou as alterações climáticas com o aumento dos desastres naturais e alertou para os terríveis efeitos de não parar o aumento das temperaturas globais para 2ºC. Apenas alguns dias após a divulgação do estudo, Donald Trump admitiu aos repórteres: “Eu não acredito nisso”, argumentando que o estudo havia sido preparado por funcionários da administração Obama, embora os cientistas neguem a ligação.

Há também uma enorme preocupação com a influência do Happer, o agente sénior do NSC que estabelece um papel importante no comité proposto e que chamou de ”culto” o consenso científico sobre as alterações climáticas. Happer já dirigiu um think tank de cépticos chamado ”CO2 Coalition” (Coligação CO2), um grupo que recebeu financiamento da direita Mercer Family Foundation, de acordo com o Climate Investigations Center .





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...