Aeroportos de Portugal são dos que têm menores ‘pegadas carbónicas’, diz estudo



Portugal está entre os 10 países cujos aeroportos têm as menores ‘pegadas carbónicas’. De acordo com um índice de poluição aeroportuária criado pela Utility Bidder, o país surge em oitavo lugar.

A análise, que inclui os 37 países ou territórios mais visitados do mundo, usou como indicador a quantidade de dióxido de carbono (CO2) emitido por passageiro por cada quilómetro percorrido de avião. Para Portugal, foi calculada uma média de 82 gramas de CO2 por passageiro por quilómetro.

No topo da lista dos países com menor ‘pegada carbónica’ aeroportuária está Porto Rico, com 73 gramas, seguido pela Grécia, com 78 gramas, e pela Hungria, com 79 gramas.

Os 12 países com as menores ‘pegadas carbónicas’ aeroportuárias.
Fonte: Utility Bidder

No extremo oposto, o Luxemburgo coroa a lista de países com os maiores níveis de poluição gerada pelas atividades dos seus aeroportos, com 104 gramas de CO2 por passageiro por quilómetro. Logo a seguir surgem as Ilhas Virgens norte-americanas, com 103 gramas, e a Albânia, com 101 gramas.

Os 10 países com as maiores ‘pegadas carbónicas’ aeroportuárias.
Fonte: Utility Bidder

O índice foi elaborado com base em dados do portal World Data, para aferir os países mais visitados, e da plataforma Airport Tracker, para determinar a quantidade de emissões de CO2.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...