Aeroportos mais sustentáveis com TaxiBot, um reboque eléctrico para aviões
A Siemens, em parceria com o grupo TLD, a Israel Aerospace Industries e a Lufthansa LEOS, desenvolveu o TaxiBot, um rebocador diesel eléctrico que evita que os aviões usem os próprios motores para percorrer a distância entre hangares, terminais e pistas de descolagem. E esta é uma boa notícia para o ambiente, uma vez que os aviões a circular no solo podem consumir até uma tonelada de combustível.
A Luftthansa, uma das parceiras do projecto, está no momento a utilizar o TaxiBots no aeroporto internacional de Frankfurt e a poupança já ascende as 11 mil toneladas de combustível por ano.
E não só os TaxiBots diminuem o consumo de combustível e respectivas emissões poluentes, como reduzem o esforço mecânico sobre os motores dos aviões. Além disso, os níveis de ruído destes tractores-reboque são 50% inferiores ao do avião, quando se dirige à pista de descolagem.
Neste momento os TaxiBots estão apenas disponíveis para aviões de corpo estreito, caso do Airbus A320 e o Boeing 737, mas os testes em aviões de maior porte começarão em breve, no aeroporto de Chateauroux, em França. A poupança de combustível neste tipo de avião ascende a tonelada, o que poderia ter um enorme impacto ambiental se fosse generalizado à aviação civil de todo o mundo.
Mas como funcionam na prática os TaxiBots? Equipados com motopropulsores constituídos por geradores, motores eléctricos, conversores, electrónica e software, estes tractores-reboques da Siemens permitem o controle total por parte dos pilotos. Assim, quando o piloto aplica os travões do trem de aterragem, o TaxiBot responde e trava também, evitando qualquer esforço sobre a roda dianteira do avião. O sistema de direcção da roda dianteira do avião fica ligado aos comandos do TaxiBot, registando todas as manobras de condução e travagem, sem qualquer perigo para os passageiros.
Também o transporte de passageiros dentro do aeroporto está a ser uma aposta de gigante da tecnologia que, em parceria com a Salvador Caetano, acaba de transformar um autocarro diesel numa versão 100% eléctrica. Uma opção eficiente e sustentável no transporte de passageiros em ambiente aeroportuário.
Foto: Siemens