Afinal, quem são os principais países culpados pelo desperdício de plástico? Novo estudo aponta conclusões



A reciclagem é uma questão fundamental para travar a poluição de resíduos, mas a gestão do lixo dentro de cada país tem levantado controvérsias. Muitos países além de não terem uma boa gestão de resíduos, optam por exportar o seu lixo para países em desenvolvimento, onde o tratamento não é o mais correto.

Um estudo publicado na Science Advances revela que os Estados Unidos da América (EUA), o Reino Unido e a Coreia do Sul são os principais responsáveis pela produção de lixo plástico, contribuindo assim para o desperdício e para a poluição mundial.

“A contribuição de um país para a poluição de plástico não pára na sua fronteira”, afirma Winnie Lau da Fundação Pew Trusts, ao The Guardian. “A exportação de resíduos plásticos dos Estados Unidos, por exemplo, pode contribuir substancialmente para o problema global do plástico nos oceanos, e esta importante investigação mostra o quanto disso é poluição.” 

Por ano, em termos de desperdício de plástico, são produzidos por pessoa 105 quilogramas nos Estados Unidos, 99 quilogramas no Reino Unido, 88 quilogramas na Coreia do Sul, 81 quilogramas na Alemanha e 70 quilogramas na Tailândia.

A investigação revela também que os EUA foram o país do mundo que em 2016 gerou mais quantidade de resíduos plásticos, um total de 42 milhões de toneladas, e que entre 0.15 e 0.99 megatoneladas foram exportadas para o estrangeiro e tiveram uma má gestão.

“A quantidade de resíduos plásticos gerados nos Estados Unidos que se estima que tenham entrado no ambiente costeiro em 2016 foi até cinco vezes maior do que o estimado para 2010”, explicam os cientistas no artigo.

Ainda assim, a Indonésia e a Índia são os países que mais poluem o oceano devido à má administração de resíduos plásticos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...