Agências nacionais promovem concurso para reduzir consumo energético em 42 escolas
“Ventos de Poupança” é o concurso pedagógico interescolar promovido por três agências energéticas do centro do país que visa envolver mais de 70 mil pessoas e reduzir o consumo energético em mais de 10% em 42 escolas do país.
O concurso é organizado pela OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste – em articulação com a ENERDURA – Agência Regional de Energia da Alta Extremadura – e a AMESEIXAL – Agência Municipal de Energia do Seixal. O objectivo é “promover a utilização racional da energia eléctrica em escolas do Ensino Básico e Secundário localizadas na região do Oeste, Odivelas, Leira, Sintra e Seixal”, indica a OesteSustentável em comunicado.
Os 42 estabelecimentos de ensino que participam no concurso estão a elaborar um miniplano de sensibilização para a temática da eficiência energética que é posteriormente submetido a uma votação online. Até agora o concurso já obteve mais de 70 mil votos e o preenchimento de mais de 14 mil questionários.
Com base nos resultados provisórios da primeira fase do concurso, que terminou a 31 de Janeiro, os miniplanos mais votados pertencem ao Agrupamento de Escolas D. João II (Caldas da Rainha), à Escola E.B. 1,2 Ciclo – Complexo Escolar do Alvito (Óbidos) e ao Externato de Penafirme (Torres Vedras).
Das 42 escolas participantes apenas 30 vão passar à segunda fase do concurso. As que passarem recebem um kit de monitorização de energia eléctrica e uma estação meteorológica com anemómetro. A segunda fase do concurso decorre entre 16 de Fevereiro e 11 de Maio. Os vencedores serão anunciados apenas no último período escolar do corrente ano-lectivo.
O concurso “Ventos de Poupança” insere-se no Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Foto: esafartes / Creative Commons