Agricultores de Mora já podem vender directamente no mercado municipal
Os agricultores de Mora podem, a partir de agora, escoar os seus produtos no mercado municipal da localidade, uma iniciativa da autarquia que tem hora marcada: todos os sábados, das 8h30 às 13h30.
Ao todo, são 20 os produtores do concelho que poderão a partir de agora vender, a preços acessíveis, os seus produtos: “É uma iniciativa que beneficia a população local, que passa a ter acesso a bens biológicos e de qualidade”, explica a Câmara Municipal de Mora em comunicado.
A iniciativa chama-se “Comprar produtos da nossa terra” e vai permitir a venda de feijões, batatas, hortaliças, espargos e feijão verde – entre outros artigos agrícolas – “com sabor genuíno”. Para além destes produtos, também serão comercializados artigos de artesanato e bijutaria, mel de Mora, ovos ou salgados caseiros.
De acordo com os vendedores, esta acção permitirá evitar os intermediários e, assim, encontrar preços mais em conta: repolhos a 50 cêntimos, alface a 25 e uma caixa de 22 quilos de batata a 12 euros.
“Uma visita regular ao mercado acaba por oferecer ao visitante um retrato vivo e contínuo dos ciclos de produção agrícola ao longo do ano e dos seus respectivos cheiros, cores e sabores”, afirma o comunicado da Câmara de Mora, que diz que esta é uma forma de revitalizar o “espaço adormecido em que se tornara o mercado municipal, hoje herdeiro das antigas feiras medievais”.
No último fim-de-semana, o mercado já contou com mais de 100 clientes, um número que a autarquia espera aumentar nas próximas semanas.