Águas de Portugal não será privatizada em 2012

Ao contrário do que era previsto, a Águas de Portugal ficou de fora – para já – da lista de privatizações. O tema ficou, assim, adiado para 2013.

Green Savers

A Águas de Portugal ficou de fora da lista de empresas a privatizar no próximo ano, de acordo com a proposta de Orçamento de Estado que foi ontem entregue por Vítor Gaspar, ministro das Finanças, na Assembleia da República.

Por outro lado, e já para 2012, o Governo mantém a intenção de abrir aos privados o capital da TAP, ANA, CTT e CP Carga.

A venda de empresas públicas é uma das medidas especificadas no memorando assinado pela Troika. Em 2012, o Governo prevê arrecadar 4 mil milhões de euros com as privatizações.

No Orçamento de Estado – e sobre a Águas de Portugal – o Governo afirma que o objectivo para 2012 é “obter economias de escala e de gama, assim como mais-valias ambientais”. Por se tratarem de serviços essenciais, é importante “assegurar também a sua acessibilidade económica”, permitindo “a melhoria na prestação dos serviços de águas e resíduos”.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.