Águeda distinguida internacionalmente pelas boas práticas de sustentabilidade (com VÍDEO)

Águeda foi um dos 32 concelhos do país que foram distinguidos com o galardão EcoXXI, um prémio da Associação Bandeira Azul da Europa, que tem por objectivo reconhecer as boas práticas de sustentabilidade.

“É um corolário de tudo aquilo que fomos fazendo ao longo dos anos no sentido de tornar e de mostrar que estamos a ter atitudes de sustentabilidade e ter práticas que sejam adequadas aos dias de hoje e aos dias futuros”, conta o presidente da Câmara Municipal de Águeda (CMA), Gil Nadais, ao Economia Verde.

Foi a pensar nos aguedenses que surgiu a beAgueda, uma bicicleta eléctrica, que ainda está em fase de testes, que torna mais fáceis e económicos os trajectos pela cidade. “São empresas locais que produzem as bicicletas e CMA cede o espaço. Depois temos as pessoas que nos dão as duas impressões sobre a forma como utilizaram e se gostaram ou não da experiência”, indica Gil Nadais.

Carla Couceiro é uma das munícipes que usa estas bicicletas regularmente nas deslocações urbanas. “Custa utilizar bicicletas em Águeda porque a cidade tem vários declives, mas a bicicleta eléctrica facilita muito nessas subidas. Não gastamos tanta energia nem ficamos tão cansados. Neste momento temos uma avenida remodelada com uma ciclovia que dá para fazer um trajecto e é óptimo”, explica Carla Couceiro.

A iluminação LED de baixo consumo e elevada eficiência é outro dos pontos importantes para a distinção de Águeda, que tem em conta as várias parcerias com empresas da região.

Igualmente importante para o concelho é a Pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica. “A pateira tem recantos belíssimos e grandes potencialidades de exploração turística na área da observação de aves”, indica o presidente da CMA.

Este ano, foram distinguidos 32 municípios com o galardão EcoXXI por se terem destacado em 2013 na concretização de políticas e medidas em prol do ambiente e do desenvolvimento sustentável.

O Economia Verde foi conhecer melhor Águeda e os seus projectos de sustentabilidade. Veja o episódio 341 aqui.

Foto: CidonioRinaldi / Creative Commons

Deixar uma resposta