Águias-pesqueiras nidificam pela primeira vez em 200 anos no Reino Unido



Um casal de águias-pesqueiras (Pandion haliaetus) colocou um ovo num ninho escondido em Dorset, no sul do Reino Unido. Esta é a primeira vez que, nos últimos 200 anos, a espécie nidifica em Inglaterra.

A atividade humana e a perda de habitat levaram à extinção local da espécie em meados de 1800. Nos últimos anos, a Birds of Poole Harbour e a Fundação de Vida Selvagem Roy Dennis têm desenvolvido estratégias para que a ave migratória regresse ao país, através do projeto Poole Harbour Osprey. Em 2017 foram introduzidas 60 águias juvenis em Poole Harbor, vindas da Escócia, mas o desfecho após a sua migração para África era ainda imprevisível.

Os especialistas esperam ainda que o casal CJ7 (fêmea) e 022 (macho) produza mais dois ovos, e aguardam para que nasça algum no final do mês de maio.

“Saber que agora há um ovo de águia-pesqueira num ninho de Poole Harbor é simplesmente incrível. Este é o culminar de sete anos de trabalho árduo. Projetos como este levam sempre tempo, mas é uma sensação muito boa saber que as aves atingiram este marco importante e ver a CJ7 a incubar o seu primeiro ovo é impressionante”, afirma Paul Morton, um dos fundadores da Birds of Poole Harbor, ao jornal The Guardian. “Esperamos no final de maio começar a vê-los a alimentar os seus filhos recém-nascidos”.

Pode acompanhar o ninho em direto, através da página da instituição.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.