Ainda vai a tempo de participar na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) vai realizar-se de 21 a 29 de novembro, e tem como tema os “Resíduos Invisíveis”. A iniciativa alerta para os resíduos que são produzidos durante o processo de fabrico de um produto, que acabam por ir parar a aterros e poluir de igual forma o ambiente. “Numa sociedade tão focada no consumo, torna-se importante salientar a necessidade da mudança de hábitos e da procura de alternativas e comportamentos ambientalmente mais sustentáveis”, defende a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), também associada à causa.

Pode participar neste evento, promovendo a reciclagem, a redução, a reutilização e a limpeza de resíduos, de três formas diferentes:

Como Action Developer, caso seja uma entidade pública, ONG, empresa ou estabelecimento de ensino, que procura realizar uma ação de sensibilização;
Como Participante, individual ou em grupo, numa ação do EWWR perto da sua localidade;
Como Entidade pública, com o intuito de coordenar o evento na sua área local.

O EWWR afirma que para fabricar um smartphone com menos de 200 gramas e transportá-lo numa pequena embalagem, são produzidos 86 quilogramas de resíduos. Quantos mais resultam do que consumimos? Veja nas imagens abaixo dois exemplos de produtos comuns do nosso dia a dia, e o peso que têm no ambiente:

Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.