Air Liquide assina contrato com Nanomakers
A Air Liquide assinou um contrato a longo prazo com a Nanomakers, no sentido de fornecer silano, hidrogénio, acetileno, árgon, além de equipamentos para a primeira instalação industrial da empresa francesa. As equipas de Investigação & Desenvolvimento da Air Liquide vão contribuir ainda com as suas competências científicas no domínio da análise e purificação dos gases.
Presente nos mercados franceses e japoneses, a Nanomakers é especialista na produção de nano pós de carboneto de silício de muito elevada qualidade, segundo o comunicado de imprensa. Os nano pós são utilizados na indústria para reforçar as propriedades de resistência mecânica e térmica dos materiais, especialmente na área da indústria electrónica e da óptica, fabricantes de peças mecânicas, sector da energia, do ambiente ou do campo médico.
Além de colaborar no arranque da primeira instalação industrial da Nanomakers em Rabouillet, na França, a Air Liquide e a companhia farão ainda uma sociedade com o Comissariado para a Energia Atómica.
Os gases tais como o silano, o hidrogénio e o acetileno são injectados em conjunto com outras matérias-primas num reactor confinado e protegido por uma atmosfera de árgon. Um laser CO2 gera uma pírolise, em contínuo, que permite obter nano pós de silício ultra-homogéneos e ultra-puros.