Air Liquide e Solvay lançam nova solução ecológica para limpeza de equipamentos de produção
A Air Liquide uniu-se ao Grupo Solvay para uma joint-venture mundial que vai investir, construir e explorar a próxima geração de unidades de produção de flúor onsite, uma nova solução de limpeza para equipamentos de produção, amiga do ambiente e que permite uma melhor produtividade dos processos.
Nos últimos anos, a procura de gases para limpeza de equipamentos de produção do sector da electrónica aumentou fortemente nos sites de grande dimensão que fabricam ecrãs TFT-LCD e painéis fotovoltaicos de camadas finas de silício.
A partir de 2012, fabricantes de ecrãs TFT-LCD e painéis fotovoltaicos de camadas finas de silício poderão usar este gás amigo do ambiente em alternativa ao azoto tricolor (NF3), utilizado hoje para estas aplicações. “O novo gás constitui uma solução de limpeza e fiável que permitirá aos clientes melhorar a produtividade dos seus processos”, explicam as empresas em comunicado.
A joint-venture, que já foi submetida à aprovação para a concorrência, vai utilizar as infra-estruturas e estreita relação da Air Liquide com os principais fabricantes do mercado e socorre-se da experiência da Solvay, que há 45 anos gere importantes locais de produção de flúor e domina o conjunto da cadeia de aprovisionamento de matérias-primas.
Segundo François Darchis, membro do comité executivo da Air Liquide, a parceira vai permitir à empresa “ampliar a sua oferta destinada a este sector da electrónica”.
“A Solvay proporciona a sua comprovada tecnologia de produção e sua competência no campo dos gases fluorados. Ao desenvolver esta solução alternativa de limpeza, sem emissão de gases com efeito de estufa para os seus clientes, a Air Liquide reafirma o seu compromisso a favor da protecção do ambiente”.
Por sua vez, o director-geral do sector Química da Solvay, Vincent De Cuyper, explicou que a parceria “vai permitir responder à procura mundial crescimento em gases de limpeza para o sector da alta tecnologia. Ao combinar o conhecimento do mercado e o know-how da Air Liquide, líder dos gases para o sector da electrónica, e a tecnologia inovadora, única e modular da Solvay, esta joint-venture vai proporcionar importantes benefícios económicos aos seus clientes, contribuindo em simultâneo para a preservação do ambiente”.