Al Gore: “Elogio sempre Portugal nas minhas conferências”
“Portugal está a fazer um trabalho fantástico nas renováveis. Elogio sempre os esforços portugueses nas energias solar e eólicas nas minhas conferências por todo o mundo”.
Assim começou Al Gore a sua conferência no SAP Business Forum, que ainda decorre no Centro de Congressos do Estoril.
De acordo com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos e Prémio Nobel da Paz de 2007, Portugal “está a sair da recessão e o caminho, ainda que difícil, está agora aberto para uma maior sustentabilidade”.
“Portugal é pioneiro em muitos projectos ligados à sustentabilidade”, afirmou Al Gore, destacando a capacidade de Portugal em explorar os seus recursos naturais, o desenvolvimento das redes inteligentes e dos veículos eléctricos.
O político e activista ambiental norte-americano defendeu ainda que as mudanças ambientais em curso à escala mundial irão ter um impacto enorme na actividade económica. Esta realidade requer que as novas estratégias empresariais tenham em conta o contexto mais vasto da evolução dos factores ambientais, sociais e políticos que dinamizam o nascimento de uma economia limpa no futuro.
E, como era para executivos e gestores empresariais que o Al Gore falava, o responsável sublinhou que temos ao nosso alcance todas as ferramentas necessárias para implementar as soluções para as mudanças climáticas, apenas necessitamos da “vontade colectiva” para as executarmos.
Parte da resposta a esta questão está nos líderes empresariais, que se começam agora a empenhar para tornar as suas empresas sustentáveis.
O Green Savers acompanhou o SAP Business Forum e irá, ao longo do dia, fazer um apanhado do que de mais importante se falou e discutiu no Centro de Congressos do Estoril. Fique atento.