Alarme de desmatamento, a cada minuto 2400 árvores são derrubadas em todo o mundo: as empresas vão para o campo reverter a tendência



A floresta é um organismo peculiar de bondade e benevolência ilimitadas que não exige o seu sustento e gasta generosamente os produtos da sua vida e actividade; oferece proteção a todos os seres“: palavras nunca banais aquelas faladas por Buda que lembram a singularidade e a importância das árvores, uma importância talvez esquecida pelo desejo excessivo hoje de alocar áreas florestais para reprodução e construção. O “talvez” vem de uma série de factos e dados que actualmente envolvem o mundo inteiro: de acordo com uma pesquisa recente realizada pela World Animal Foundation a cada minuto, cerca de 2400 árvores são derrubadas globalmente. Estes números lançam um verdadeiro alerta que envolve cidadãos e, sobretudo, empresas. A fim de proteger a principal fonte vital do planeta e, ao mesmo tempo, a solução contra o aquecimento global, as organizações de todos os sectores operacionais são chamadas a agir com iniciativas direcionadas e eficazes. De acordo com o World Economic Forum, mais de 100 empresas em todo o mundo doaram mais de 12 bilhões de árvores para mais de 100 países no ano passado.

Dentro deste cenário em rápida evolução, surgem empresas de grande escala como a KONE, empresa multinacional de origem finlandesa líder no setor de elevadores, escadas e tapetes móveis, que vê a sustentabilidade como um dos seus valores fundamentais. Isso é confirmado por Giovanni Lorino, CEO da KONE Itália & Ibérica: “O mundo ao nosso redor está a mudar, tanto do ponto de vista tecnológico quanto ambiental. O problema do desmatamento é bem conhecido, mas também é verdade que as grandes potências mundiais estão a trabalhar para reduzir o número de árvores derrubadas o mais rápido possível. As estatísticas compiladas pela World Animal Foundation devem refletir sobre o próximo Dia Internacional das Florestas, previsto para 21 de Março e incentivar profissionais de todos os sectores a reverter a tendência. Num nível estritamente operacial a KONE, como já mencionado na última edição da Exposição Global de Elevadores, graças ao uso das melhores inovações, seleciona para os seus elevadores apenas materiais certificados com declarações de produtos ambientais e redução de embalagens desnecessárias“.

A KONE também garante a neutralidade de carbono dos elevadores desde a produção até o comissionamento. A realização deste importante objectivo é possível graças a iniciativas destinadas a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e a compensar as restantes emissões que não podem ser reduzidas a zero. Para citar algumas dessas iniciativas: trabalhar com parceiros também comprometidos com a redução da pegada de carbono; usar eletricidade 100% renovável em todas as unidades de produção; optimizar os processos logísticos. No entanto para garantir a máxima funcionalidade deste tipo de instalação, a manutenção também deve ser inteligente e sustentável. É por isso que a KONE oferece o serviço de manutenção preditiva alimentado por IA que permite limitar visitas não programadas de técnicos, planear melhor as reparações e ter atualizações automáticas, assistência remota e suporte 24 horas.

Seguem-se iniciativas da KONE como outras ações focadas no bem-estar das árvores e, consequentemente, de todo o planeta. Em primeiro lugar, um estudo recente da Technology Review, que fala sobre a vontade nos EUA, mais especificamente na Geórgia, de criar uma geração de “super árvores” que possam crescer mais rápido e capturar mais carbono do que suas colegas naturais. No mesmo comprimento de onda também é confirmado no Euronews, portal que coloca em primeiro plano a chamada “Grande Reserva“, que a organização visa plantar 100 mil sequóias gigantes no Reino Unido. De acordo com especialistas, a reserva é de fundamental importância tanto para o presente quanto para o futuro, porque essas enormes árvores capturam mais carbono do que qualquer outra espécie de planta e poderiam fornecer às empresas uma maneira significativa de compensar as suas emissões. Para concluir, aqui está outra ideia interessante, neste caso oferecida pelo Arab Weekly: na Turquia, especificamente na província de Mugla, os habitantes das aldeias da área decidiram abraçar as suas árvores, consideradas fundamentais para o seu bem-estar, opondo-se à construção e posterior disseminação de empresas carboníferas já bem estabelecidas no território nacional





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...