Aldeia suíça rejeita fábrica para proteger casal de abutres-barbudos (com FOTOS)



Sacrificaria um casal de abutres-barbudos para reduzir a conta de electricidade? Foi este o dilema de 138 habitantes da vila paradisíaca de La Punt Chamuesch, na Suíça, que foram chamados pelo Governo local para tomar uma decisão nem sempre fácil: a biodiversidade ou a carteira.

Segundo o Dodo, a vila precisa urgentemente de renovar a sua infra-estrutura de energia, estando uma nova central energética em cima da mesa. Porém, o local escolhido para o novo edifício colidia com o habitat de um casal de abutres-barbudos, num vale remoto.

Na verdade, estes não são abutres-barbudos normais. Os habitantes de La Punt Chamuesch acreditam que eles são os mais prolíficos abutres-barbudos de todos os alpes suíços, um casal romântico que poderia para sempre ficar sem a sua escapadinha amorosa.

A construção da fábrica, de acordo com alguns ambientalistas, poria em risco a própria vida do casal de abutres, pelo que a decisão foi decidida através de um referendo.

De acordo com o Dodo, os habitantes de La Punt Chamuesch foram a votos e a decisão não foi fácil – porém, a central foi recusada por 74 contra 64 votos. Em La Punt Chamuesch continuará a pagar-se um valor elevado pela electricidade consumida, mas o casal de abutres-barbudos agradecerá, no alto da sua inocência, a decisão tomada.

Foto: Noel Reynolds / Arjan Haverkamp /A.Davey / jayhem /  Creative Commons

[nggallery id=851 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...