Alemanha: central nuclear mais antiga foi desactivada
A central nuclear mais velha da Alemanha foi desactivada. O encerramento da central está inserido num projecto iniciado há quatro anos para desactivar todas as centrais nucleares do país até ao fim de 2022.
Tal como o programado, o reactor de Grafenrheinfeld, no sul da província da Bavaria, foi encerrado no passado domingo. A central começou a operar em 1981.
Grafenrheinfeld é o primeiro reactor nuclear a encerrar desde que a Alemanha desactivou as oito mais antigas das 17 centrais do país em 2011, pouco depois do acidente nuclear de Fukushima.
O próximo reactor a encerrar será um dos dois da central de Gundremmingen, na Bavaria, no final de 2017. As restantes centrais serão apenas desactivadas no final de 2022.
De acordo com a ministra do Ambiente alemã, Barbara Hendricks, o encerramento de Grafenrheinfeld é um “sinal visível de que a saída do nuclear está a acontecer”, cita o Phys. Org. “Cada central nuclear que é desactivada reduz o chamado risco residual, que está ligado ao uso da energia nuclear, e estabelece um passo em frente na reorganização do nosso sistema de fornecimento de energia”, indicou a ministra.
A Alemanha tem o objectivo de produzir cerca de 80% das suas necessidades energéticas através de fontes renováveis até 2050.
Foto: MarcelG / Creative Commons