Alemanha: cidadãos controlam a iluminação pública com telemóvel
Em muitas vilas alemãs, a iluminação pública é desligada a partir das 21h, por questões económicas. Apesar de ecologicamente correcta, esta medida traz alguns problemas à população, sobretudo de segurança.
Segundo a consultora portuguesa de tendências WeFind, a solução para contornar estes problemas de segurança – e outros – poderá estar à distância de um telemóvel. É que muitas destas vilas, como Morgenröthe-Rautenkranz, têm à sua disposição um novo serviço, disponibilizado pela Dial4Light e activo a partir das 21h, que permite ligar as luzes da vila através do telemóvel. Assim, os cidadãos apenas têm de pagar o custo da chamada, a iluminação pública acende-se durante um curto espaço de tempo e desliga-se 10 a 15 minutos depois.
Para controlar as luzes é necessário inscrever o número de telemóvel numa base dados. Depois, basta inserir o código que identifica a área a iluminar e… faz-se luz.
Veja como funciona o Dial4Light (em inglês).
De acordo com a WeFind, que cita a imprensa alemã, em Morgenröthe-Rautenkranz, uma vila com 900 habitantes, foi possível reduzir as despesas com energia em 4.000 euros por ano.
Noutras vilas alemãs, o sistema é ainda mais elaborado. Para além de pagar por uma simples chamada telefónica, quem quiser ligar a luz pública terá de contribuir com €3,5 por uma hora de utilização. Ou seja, a iluminação pública torna-se a luz lá de casa. Assim, além de preservar o ambiente, os municípios ainda ganham uma nova fonte de receitas.
Numa altura em que muitos municípios portugueses querem desligar a iluminação pública, o sistema Dial4Light pode ser uma boa situação para reforçar a segurança – e as finanças – nos meios rurais.